Bunka Matsuri 2016: visitei e te conto o que achei do Festival

Olá, tudo bom?

Aqui é o Marcelo da Konbini, visitei o Bunka Matsuri 2016 que ocorreu nos dias 21 e 22 de maio no Bunkyo  (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social). O Bunka Matsuri é a Festa da Cultura Japonesa que reúne um programação variada de atividades culturais, música, Ikebana (arranjos florais), oficinas de cerâmica, origami, cosplay, Shodô (caligrafia com pincel), culinária japonesa e bazar de alimentos e produtos japoneses.

Para quem gosta de alta gastronomia japonesa,  a atração especial do Bunka Matsuri, é a presença do chef Shin Koike do restaurante Sakagura A1 e recentemente nomeado pelo governo japonês como Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa. Ele e seus parceiros se reúnem para preparar o cardápio do Restaurante VIP, e constitui-se num momento ímpar para saborear as especialidades do chef Koike.

Infelizmente não cheguei cedo no local, mas conseguir aproveitar algumas atividades. Primeira coisa que fiz foi experimentar o Hambúrguer de Wagyu (Kobe Beef) do Samurai Kobe do nosso parceiro Henry Nakaya da Sakura, sempre tive curiosidade de experimentar Hambúrguer de Wagyu no Brasil, já havia experimentado nos Estados Unidos uma vez e a minha expectativa era bem alta.

Para quem não conhece Wagyu, não sabe o que está perdendo, é um tipo de carne especial que ficou conhecida na região de Kobe no Japão por ser originária de lá, o grande diferencial desta carne bovina é a gordura que forma faixas na carne, é uma carne suculenta e saborosa sem igual. Para se ter ideia, o Wagyu chega a ser vendido por 1.000 dólares o KG no Japão (veja artigo da Uol).

Wagyu_beef-kobe-carne-bovina

Bom, vamos a minha conclusão, o sabor da carne é muito bom, ele é um hambúrguer muito suculento, não tem erro. Uma delícia!
IMG_6336

A missão do Samurai Kobe é difundir o Kobe Beef ou melhor o Wagyu no Brasil, então, eles desenvolveram pratos diversos da culinária japonesa utilizando a carne bovina do Wagyu.

IMG_6337

Stand da Samurai Kobe no Bunka Matsuri. Além deles, haviam muito mais opções, como Gyoza, Yakissoba, Pastel, e muitas outras delícias que eu falo se é bom no ano que vem. Não dá para experimentar tudo, uma pena.

IMG_6329 IMG_6330 IMG_6331 IMG_6334

Eu (Marcelo da Konbini – meio), o Henry Nakaya (esquerda) da Sakura e o Eduardo da Cowpig (direita).

Resumindo, se virem o Food Truck da Samurai Kobe por aí, não percam tempo, peça o Hambúrguer de Wagyu, não vão se arrepender.

Fora o maravilhoso burger, você tem que acompanhar as atividades culturais, tinha oficina de cerâmica, origami, shodô, desenho e muitas outras para você aprender na prática, colocando a mão na massa mesmo.

Especificamente o Shodô ou caligrafia com pincel é algo que eu admiro e já aprendi nos meus tempos de nihongakou (escola japonesa), meu avô era mestre nessa arte. Acho muito bonita a arte e muito complexa para chegar a perfeição na caligrafia japonesa.

Dá uma olhada nos trabalhos abaixo: 

IMG_6342

IMG_6354 IMG_6355 IMG_6356 IMG_6357 IMG_6358

Algumas obras de arte que você encontra no Bunkyo, cerâmicas japonesas são bem diferenciadas, não acham?

IMG_6347 IMG_6348 IMG_6349 IMG_6350 IMG_6351 IMG_6352

Falando em cerâmica, olha algumas das obras feitas por visitantes no Bunka Matsuri abaixo:

IMG_6339

Além disso, algo muito interessante é que o Museu da Imigração Japonesa que fica no próprio Bunkyo estava com Entrada Gratuita, já tinha visitado o museu antes, mas não me recordava. Achei ótimo porque eles permitem que você tire fotos.
*Dica: visite esse Museu, muito bom, a história da Imigração contada com detalhes e é cheio de curiosidades:

IMG_6360Entrada do Museu da Imigração Japonesa, se não me engano, são 3 andares de Museu no prédio do Bunkyo.
IMG_6362

Tratado de Comércio Brasil – Japão.

IMG_6363 IMG_6364 IMG_6365IMG_6367

Super importante: réplica do primeiro navio que transportou imigrantes japoneses para o Brasil: o famoso KASATO MARU.

IMG_6368IMG_6374

Fotos do Imperador e Imperatriz japoneses, os nipo-brasileiros sempre respeitaram a família real mesmo no Brasil.

IMG_6376

Uma ideia de como era a vida na época. 

IMG_6377

Kimono e Roupa e Aparatos de Kendô, muito praticado por japoneses, inclusive na época das guerras mundiais. Meu avô praticava Kendô, aprendeu na época da guerra.

IMG_6379

Instrumentos musicais típicos do Japão.

IMG_6381

Vestimenta especial.

IMG_6383

Peixe típico da Amazônia.

IMG_6384

Produtos japoneses da época, principalmente embalagens de Chás.

IMG_6385

Algumas marcas de Chá ainda existem hoje em dia.

IMG_6387

Armadura de Samurai completa.

IMG_6393

Quadros do imperador e imperatriz do Japão.

IMG_6394

Uniformes e vestimentas mais atuais, futebol, judô ou karatê, kendô, baeball, gateball, entre outros esportes praticados por nikkeys.

IMG_6395

Importantes empresas japonesas que contribuíram para o crescimento do país: Sakura, Azuma Kirin, Yoki, Panasonic, Sony, Citizen, Hitachi, Yakult, Ikezaki, entre muitas outras.

IMG_6396

VISITE O BUNKYO:

Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social
Endereço:
R. São Joaquim, 381 –
Liberdade, São Paulo – SP,
CEP: 01508-900
(próximo ao metrô São Joaquim)

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *