Conheça o Gateball

Conheça o Gateball
gateball-japan

O Gateball é um esporte criado no Japão, em 1947, que parece bastante com o croquet. Para jogá-lo é preciso uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento por 15 a 20 metros de largura com 3 gates (arcos) e 1 goal pole, stick (tacos), bolas numeradas de 1 a 10 (que correspondem a ordem das tacadas) e dois times de 5 jogadores.
As bolas pares ficam para um time e as ímpares para outro, o objetivo dos jogadores é fazer as bolas atravessarem os gates para acumular 1 ponto e o goal para ganhar 2 pontos. O jogo dura 30 minutos e ganha o time com mais pontos.

O esporte foi criado após a II Guerra Mundial por Eiji Suzuki para as crianças japonesas se divertirem e esquecerem um pouco do período difícil em que viviam. Como o jogo era fácil e muito divertido, ganhou bastante aceitação no mundo inteiro.
Atualmente, mais de 8 milhões de pessoas jogam e a grande maioria delas estão no Japão.
Para praticar Gateball não é preciso muito treino, crianças, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência podem praticar o esporte normalmente.

O Gateball foi introduzido no Brasil nos anos 70 pelo imigrante japonês Matsumi Kuroki.
O primeiro jogo no país foi realizado em 1979. Nos anos 80 ele ganhou vários adeptos, os primeiros torneios começaram a ser organizados e foi criado o órgão coordenador do esporte, a Associação de Gateball do Brasil.

Se você gostou do esporte e gostaria de praticá-lo, encontre uma escolinha ou um time mais próximo ao você e acompanhe a agenda de jogos e campeonatos da União dos Clubes de Gateball no Brasil.

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *