Descubra a história do Daruma

O Daruma é um pequeno boneco japonês com forma arredondada, sem braços e pernas, com olhos arregalados sem pálpebra, geralmente confeccionado de madeira, pintado de vermelho, preto e dourado, que representa o monge Bodhidharma. Mas você conhece sua história e significado?

Utilidade

O Daruma é usado como um talismã, a pessoa faz um pedido e pinta um dos olhos do boneco, quando seu pedido é realizado ela deve pintar o seu segundo olho. Acredita-se que o pedido será atendido com a ajuda do monge Bodhidharma. Muitas pessoas usam o boneco no Ano Novo, como presente de aniversário, políticos usam no período de candidatura, entre outras datas importantes.

Origem

O boneco tem uma grande popularidade do sudeste do Japão, pois foi nessa região que ele começou a ser usado no fim do século XVII pelos agricultores que estavam passando por um período difícil e para conseguir aumentar a renda familiar passou a fazer os talismãs com papel para vender.

Centenas de famílias ainda fabricam o Daruma, produção que representa aproximadamente 80% dos bonecos feitos no Japão. Anualmente a tradição continua e uma feira é realizada nos dias 6 e 7 de janeiro perto do templo Daruma para vender os bonecos.

Quem foi Bodhidharma?

Bodhidharma era um monge indiano que ficou meditando por aproximadamente nove anos em uma caverna sem mudar de posição e com os olhos abertos. Diz a lenda que ele cortou as próprias pálpebras para não fechar os olhos nem dormir durante a meditação. Assim ele encontrou a iluminação Budista e fundou o Zen Budismo na China.

Saiba onde comprar o boneco Daruma na loja Konbini:

darumapequeno

 

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *