Descubra os diferentes tipos de sushis

Descubra os diferentes tipos de sushis

O sushi é um prato da culinária japonesa mais consumido no mundo. Elaborado tradicionalmente com arroz temperado com vinagre, açúcar e sal, recheado com peixe fresco, frutos do mar, legumes, frutas e alga, ele é uma opção leve e saudável para quem preza por uma alimentação balanceada.

Criado há centenas de anos devido a uma técnica de conservação de peixes utilizada pelos pescadores do país que mantinham a carne dos pescados envoltos a camadas de arroz avinagrado, se popularizou depois que passou a ser vendido em barracas de rua como uma espécie de fast food.

Naquela época o prato era conhecido como edomae zushi, pois era feito com peixes frescos pescados na Baía de Edomae, que atualmente é a cidade de Tóquio. Ainda hoje o sushi que se vende naquela região é chamado de edomae nigirizushi.

Com o tempo começaram a surgir diversos tipos diferentes de sushis que variam de tamanho, recheio e forma de ser enrolado. Confira a seguir os tipos de sushis mais famosos e suas particularidades:

Futomaki

Hossomaki

Tekka Maki

Kappa Maki

Niguirizushi

Norimaki

Uramaki Gunkan Maki

Futomaki

É um dos sushis mais populares do Japão, vendidos em festas e datas comemorativas. Com formato grande, leva sempre um número ímpar de ingredientes como recheio que geralmente consiste na combinação de peixes, folhas e raízes. É enrolado com a folha da alga para o lado de fora.

Hossomaki

De espessura fina, com aproximadamente 2cm, é feito com apenas um recheio que tradicionalmente é um pequeno pedaço de salmão cru. A alga nori também fica para o lado de fora do rolinho.

Tekkamaki

É uma das variantes do hossomaki que muda apenas o recheio para atum cru.

Kappamaki

Rolinho recheado com pepino cortado em pequenas e finas fatias.

Leva esse nome, pois é uma homenagem ao Kappa, figura folclórica do Japão que considerava o pepino seu alimento preferido.

Niguiri ou Niguiri-sushi

Significa sushi feito a mão e é um dos mais complicados de ser preparados. O sushiman precisa ter muita experiência e habilidade para fazer um pequeno bolinho de arroz prensado que será coberto por uma fina fatia de peixe cru.

Em alguns casos uma fina fatia de alga nori é amarrada envolta do arroz e peixe.

Norimaki

Destaca-se pelo recheio exótico que geralmente consiste na mistura de omelete, pepino, abacate, camarões e lula dependendo do gosto do Chef.

Uramaki

Seu grande diferencial está na ordem como ele é montado e enrolado, deixando o arroz para a parte de fora do rolinho.

Além do arroz e da alga, geralmente coloca-se gergelim sob o arroz. O recheio pode ser variado, levando peixe cru, legumes, ovas de peixe, entre outros.

Gunkanzushi ou Gunkanmaki

Com o significado de “navio de guerra” se destaca dos demais por dispor seu recheio sob o rolinho, não no meio.

O recheio que fica no topo geralmente é ovas de peixe ou peixe fresco picadinho. Seu formato é ovalado assim como o hossomaki.

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *