Etiqueta japonesa: Hashis (palitinhos)

Cultura Oriental

A Konbini Produtos Orientais tem por objetivo difundir a cultura oriental em todas as formas, ou seja, pretendemos oferecer dicas e informações úteis no que se refere à culinária, arte, etiqueta, idioma, inovação, tecnologia, entretenimento, entre outras formas de cultura do continente asiático.

Hashi

Para quem não conhece, o Hashi é o famoso palitinho ou pauzinho que os japoneses, chineses, coreanos, vietnamitas, entre outros utilizam para comer. Ao invés de utilizar talheres como garfos e facas, é comum você ver orientais utilizando o Hashi na hora das refeições.

Vamos nos atentar à etiqueta japonesa com relação ao uso do Hashi na alimentação do dia a dia. A ideia desta publicação é evitar fazer feio na frente de amigos ou até mesmo no exterior em viagem para o Japão.
Vale lembrar que a cultura japonesa é bem diferente e temos que  prestar atenção nos mínimos detalhes para ser educado nas diversas situações.

Como usar o Hashi

Ao invés de talheres, os japoneses utilizam o hashi (ouohashi).  O uso apropriado do hashi é fundamental dentro da etiqueta japonesa. Algumas das regras mais importantes para se usar o hashi:

  • nunca cruze o hashi;
  • segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo;
  • nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais;
  • quando não estiver usando o hashi ou quando tiver terminado de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda.
  • não espete o hashi na comida. É considerada uma gafe (shinda toki). É costume no Japão, espetar o hashi em um pote de arroz e conduzi-lo do velório ao cemitério.
  • não passe comida do seu hashi diretamente para o hashi de outra pessoa. Apenas ossos da cremação em funerais são passados dessa maneira.
  • é falta de educação escolher comida e apontar pessoas e objetos com o hashi
  • não movimente pratos ou tigelas com o hashi.
  • o correto é segurar o hashi com a mão direita e usar a esquerda para levantar as tigelas de arroz e de sopa para comer.
  • quando houver pratos que serão degustados por todos, terá um talher ou hashipara cada prato, onde você irá utilizá-lo para se servir.
  • garfo e faca são usados apenas para pratos ocidentais. Colheres às vezes são utilizadas em pratos japoneses que apresentam uma certa dificuldade de serem consumidos com o hashi, por exemplo, alguns donburi ou kare raisu. A colher chinesa de cerâmica ocasionalmente é usada para sopas.

Comportamento à mesa:

  • assoar o nariz em público e especialmente à mesa é considerado falta de educação.
  • diferente de algumas partes da Ásia Oriental, é considerado indelicado, arrotar.
  • depois de terminada a refeição, os pratos devem ficar no mesmo lugar onde estavam no começo da refeição. Isso inclui tampas de pratos. Os hashi devem ser colocados no hashi-oki (suporte para hashi) ou dentro da embalagem de papel, se for possível.
hashioki-apoio-de-hashis

Hashi Oki – apoio para hashis

Fonte: Aliança Cultural Brasil Japão – Japão de A-Z

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

2 Comentários

  1. Jean

    Por acaso vcs sabem se a vigilância sanitária proíbe o uso de hashis sem a embalagens de papel, acondicionados nos suportes aqui no Brasil?

    • Recomenda-se que os hashis sejam embalados por questão de higiene, os hashis quando abertos, tendem a acumular pó se não forem usados com agilidade. No entanto, não tenho certeza se a vigilância sanitária proíbe o uso. Em alguns restaurantes, o hashi vem em embalagem aberta, mas noto que eles têm cuidado ao mantê-los guardados em sacolas de plástico vedadas. Inclusive, os hashis com embalagem aberta são vendidos em muitas lojas.
      Até para evitarmos problemas de higiene, só personalizamos hashis com embalagem fechada que é a preferência dos restaurantes japoneses.
      Atte.
      Marcelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *