Festival do Japão 2015

Festival do Japão

O Festival do Japão é um evento imperdível para amantes da cultura e culinária japonesa.
Seja pelas atividades culturais, conhecer os stands de expositores de produtos japoneses, ver apresentações diversas de Taikô, Miss Nikkey, Cosplay ou o mais importante, encontrar comida japonesa não convencional, o Festival do Japão é uma obrigação para quem aprecia a cultura do Japão.

Dicas: experimente o Okonomoyaki de Wakayama (2 horas de fila) e o doce Ichigo Daifuku (tem uma versão de brigadeiro que acaba muito rápido).

Tema do Festival do Japão 2015

120 anos de Amizade Brasil-Japão

“Haverá paz perpétua e amizade constante entre os Estados Unidos do Brasil e o Império do Japão”. Esse foi o compromisso firmado em Paris, em 05 de novembro de 1895, pelos ilustres embaixadores sr. Soné Arasake e sr.Toledo Piza e Almeida, celebrando o “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação”, que iniciou as relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

Em 1908, teve início o processo imigratório dos japoneses ao Brasil, com a chegada dos primeiros 781 imigrantes, a bordo do navio Kasato Maru, com destino às fazendas de café no interior de São Paulo. No total, cerca de 250 mil japoneses emigraram ao Brasil, e atualmente, entre imigrantes e seus descendentes, são mais de 1,5 milhão de cidadãos – a maior comunidade fora do Japão.

O respeito e a disciplina dos japoneses, combinados à alegria e generosidade dos brasileiros, criaram no Brasil uma mistura única e insubstituível, de culturas que se complementam e se admiram, na qual cada país contribuiu com as suas melhores características para a formação de uma cultura integrada e miscigenada, um verdadeiro exemplo para o mundo.

Graças aos grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, e de 2020 em Tóquio, cada vez mais, os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil e o Japão.

Neste ano, o Brasil e o Japão comemoram 120 anos de relações profícuas de amizade, comércio, cooperação econômica e tecnológica, além de integração sócio-cultural e esportiva.

Para celebrar essa efeméride, o 18º FESTIVAL DO JAPÃO vai falar sobre amizade, cooperação, integração cultural, prosperidade e lealdade na história das relações internacionais entre Brasil e Japão, valorizando os 120 anos da relação entre os dois países. A Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil – KENREN deseja realizar uma edição marcante, e com a sua participação nessa jornada, faremos o melhor festival de todos os tempos!

SERVIÇO

18º FESTIVAL DO JAPÃO

Data: 24, 25 e 26 de julho de 2015

24/07/15 – sexta – 12 às 21 horas

25/07/15 – sábado – 10 às 21 horas

26/07/15 – domingo – 10 às 18 horas

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo

Ingressos: R$15,00 (antecipado*) e R$18,00 (no dia)

*Ingressos antecipados pelo site e/ou Facebook (http://loja.likestore.com.br/festivaldojapao) ou em pontos de venda oficiais (consulte a lista aqui: http://www.festivaldojapao.com/)

Realização:

Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN

Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569

Rua São Joaquim, 381, sala 51, 5º andar, Liberdade, São Paulo – SP

Cep 01508-001

E-mail:secretaria@festivaldojapao.com

 Comida Japonesa

Quaos pratos da Gastronomia Japonesa encontrei no Festival?

A culinária típica japonesa é um dos principais destaques do Festival do Japão, que acontece de 24 a 26 de julho em São Paulo, no São Paulo Expo (Exhibition & Convention Center). As associações de províncias vão trazer pratos típicos de sua região, com receitas familiares, muitas vezes desconhecidos pelos restaurantes japoneses. Não deixe de visitar!

Conheça abaixo os estandes e os pratos que serão servidos no FJ 2015.

01-NAGANO – Nozawana zuke (conserva), pastel, shiitake gohan (risoto de cogumelo shiitake).

02-MIYAGUI – Gyutan (língua de boi assada), kaisen sossu yakisoba (macarrão com molho inglês e frutos do mar), gyoza, harakomeshi (arroz temperado com salmão).

03-GIFU – Shimeji com bacon (cogumelo com bacon grelhado), espetinho de lula, mitarashi dango (espetinho de massa de arroz com feijão doce), ika kushiyaki (lula grelhada), sanmá grelhado, sake, shochu (bebida feita com batata doce).

04-HOKKAIDO – Yaki nishin (arenque grelhado), yaki ika (lula grelhada), chocolate e fondue de frutas, hijiki okowa, crepe de chocolate.

05-ENKYO PIPA – Yakitori (espetinho de frango), karê (arroz com curry), doces.

06-CHIBA – Yakisoba (macarrão com verdura e carne grelhados), gyoza, sushi, sashimi, hot roll (sushi frito), temaki, harumaki (rolinho primavera), robata yaki (espetinho), udon.

07-KIBO-NO-IÊ – Sonho.

08-KAGOSHIMA – Karukan Manju (doce especial típico da província), satsuma age (massa de peixe prensada e frita), churrasco, oniguiri (bolinho de arroz), anchova grelhada.

09-FUKUOKA – Tonkotsu lamen (macarrão com caldo de carne de porco), yakizakana (peixe grelhado), temaki. – Não abre na sexta-feira.

10-IKOI NO SONO – Teishoku de sanmá (peixe grelhado), yakizakana (anchova grelhada), tonkatsu (milanesa), kakigoori (raspadinha), ichigo daifuku (bolinho de araruta com recheio de morango e feijão azuki), batata louca.

11-TOKYO – Kaminari yakisoba, gyudon (arroz com carne), ebi kushikashi (camarão), yakisoba especial, karaage (frango frito). – Não abre na sexta-feira.

12-TOCHIGUI – Yakisoba, gyoza, kanpyo izushi (sushi), amazake (bebida doce à base de sake).

13-NARA – Kaki no hazushi (prato típico da província), okonomiyaki (panqueca japonesa), oshiruko (caldo doce de feijão e mochi).

14-MIYAZAKI – Chikin nanban (frango grelhado), café, amazake. – Não abre na sexta-feira.

15-NIIGATA – Shiro mochi (bolinho de arroz), sasadango (bolinho típico da província), na mochi, yakisoba, tempurá, sushi.

16-YASSURAGI HOME – Gyoza, cocada, shimeji itame (cogumelo refogado), temaki.

17-AICHI – Misso kushikatsu, miso nikomi udon, sorvete de matchá (chá verde), inari zushi, pastel.

18-KOCHI – Tai no mushi (peixe cozido no vapor), sugata zushi (peixe cru com arroz de sushi), tataki (sashimi levemente grelhado), yakisoba, tempurá, motiiri udon (macarrão com caldo quente), sakura mochi (mochi com folha de cerejeira).

19-SAGA – Tempurá de sorvete, pastel.

20-IWATE – Sanriku wakame udon (macarrão com caldo quente), gyoza, korokke bentô (croquete), karê udon.

21-KUMAMOTO – Karashi renkon (raiz de lótus temperada com mostarda japonesa), nikuman (pão chinês), korokke bentô (refeição), ohagui (bolinho de arroz envolto por pasta doce de feijão), kinpirá renkon, brigadeiro de matchá (chá verde), choux cream (doce japonês). – Não abre na sexta-feira.

22-SANTO AMARO – Temaki, yakisoba, takoyaki (bolinho de polvo), tempurá, pastel, suco (natural: laranja/melancia), karaage (frango frito), mochi, tempurá de sorvete.

23-WAKAYAMA – Kansaifu okonomiyaki (panqueca japonesa).

24-NAGASAKI – Nagasaki udon (macarrão com caldo quente). – Não abre na sexta-feira.

25-YAMANASHI – Houtou (sopa dos samurais), nikuman (pão chinês), karê raisu (arroz com curry), lamen.

26-KODOMO NO SONO – Yakisoba, tempurá, tempurá especial.

27-EHIME – Udon, gyoza, tarto, sakepirinha (bebida doce de sake), sake. – Não abre na sexta-feira.

28-YAMAGUCHI – Ichigo daifuku (massa de araruta com recheio de morango e feijão doce), bari bari soba (yakisoba crocante), choshu tempurá. – Não abre na sexta-feira.

29-SHIGA – Niku udon (macarrão com carne e caldo quente), gyoza, tokusen karê (arroz com curry especial).

30-GUNMA – Kakiage ebi tempurá (tempurá de camarão), bentô.

31-FUKUSHIMA – Kitakata lamen (lamen típico da província), oniguiri (bolinho de arroz), gyoza, shiitake sanduíche, gelatina de café. – Não abre na sexta-feira.

32-FUKUI – Etizen oroshi soba (macarrão típico de trigo sarraceno), teppan yakisoba (grelhado), tempurá, lamen. – Não abre na sexta-feira.

33-HIROSHIMA – Hiroshimafu okonomiyaki (panqueca japonesa). – Não abre na sexta-feira.

34-TOYAMA – Sukiyakidon (sukiyaki com arroz), tempurá, korokke (croquete), misoshiru, annin dofu (doce japonês).

35-OSAKA – Kansaifu yakisoba, naniwa udon (macarrão com caldo quente), bentô.

36-OKINAWA – Soba de Okinawa (macarrão com caldo quente), sata andagui (bolinho de chuva típico da província), pastel, yakisoba, shimeji batayaki, yakitori, ebi kushiyaki, temaki.

37-KAGAWA – Sanuki udon (comida típica da província).

38-AOMORI – Maçã, ringo juice (suco de maçã), produtos de maçã.

39-TOKUSHIMA – Oniguiri (bolinho de arroz), takoyaki (bolinho de polvo).

40-MIE – Ichigo daifuku (massa de araruta recheada com morango e feijão doce), pastel, pizza, bentô.

41-YAMAGATA – Temaki, nigiri zushi, bentô, gyoza.

42-AKITA – Kiritampo (cozido típico de Akita à base de caldo e carne de galinha, vegetais e cogumelos, com fatias de massa de arroz assadas na brasa), Chicken Katsu (espeto empanado crocante de frango com tempero oriental), Sakura Moti (doce típico à base de arroz moti e feijão azuki envolto em folhas de cerejeira), Sake importado de Akita ( em doses e em garrafas), Sakepirinha (coquetel à base de sake e frutas diversas)

43-KANAGAWA – Chuka manju (doce típico). – Não abre na sexta-feira.

44-CARMO SAKURA – Sakura mochi (doce de feijão com folhas de sakura), bentô.

45-OITA – Dango jiru (caldo especial de macarrão da província), tori meshi (risoto de frango), gyu tataki (carne levemente grelhada), habucha (chá), hoshigaki (caqui seco).

46-OKAYAMA – Matsuri sushi (prato típico da província), kibi dango (doce de arroz típico da província), temaki, hiyashi udon.

47-ISHIKAWA – Hijiki okowa (arroz temperado com alga hijiki), sakura mochi (doce de feijão com folhas de sakura), sanshoku ohagi (doce com feijão), kare (arroz com curry).

48-SHIZUOKA – Sukiyaki don (carne e verdura grelhados com arroz). – Não abre na sexta-feira.

49-SAITAMA – karepan (pão com curry), produtos de Saitama.

50-HYOGO – Temaki, chá (chá da província), lamen, bolo chiffon.

51-TOTTORI – Daisen okowa (arroz temperado – prato típico da província), wagyu gyudon (arroz com carne temperada).

 

Saiba quais são as opções de transportes para visitar o 18º Festival do Japão!

entrada miniO 18º Festival do Japão já é na semana que vem! Dias 24, 25 e 26 de julho, o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center vai receber  o maior e melhor Festival do Japão do mundo!

E você deve estar se perguntando: “Não posso perder esse evento, mas como chego ao São Paulo Expo?”. Conheça algumas maneiras de visitar esse tradicional evento organizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil):

Bike:

mini_bikeVocê gosta de andar de bicicleta? Então, com certeza, não perderá a oportunidade de visitar o FJ de bike! O Instituto CicloBR administrará o bicicletário gratuito, que fica na entrada do evento. É o meio de transporte mais saudável, fácil de estacionar, gratuito e ainda ajuda o planeta!

 

 

Ônibus gratuito do metrô Jabaquara:

mini_busAgora, se a sua família é muito grande e não dá para ir de bicicleta, outra opção é ir de transporte público e utilizar os ônibus gratuitos! Eles saem da estação Jabaquara do metrô a partir das 8 horas da manhã e funcionam até às 22 horas! São apenas 850 metros de percurso. Bem rápido e sem transtorno, você chega ao 18º Festival do Japão, e ainda economiza com estacionamento e combustível!

 

Táxi ou carro:

mini_carrosQuem optar pelo automóvel, da estação Jabaquara é possível pegar um táxi. Se for com veículo próprio, o São Paulo Expo disponibiliza estacionamento, pelo valor de R$ 35 a diária.

 

 

Não tem desculpa: de carro, de ônibus, de metrô, de bicicleta. Todos esses meios de transporte podem te levar ao 18º Festival do Japão! Não perca essa oportunidade!

18º Festival do Japão recebe atrações internacionais na programação do Palco Principal

Palco Principal-miniO 18° FESTIVAL DO JAPÃO acontece nos dias24, 25 e 26 de julho de 2015, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rod. dos Imigrantes, km 1,5), em São Paulo. Um dos pontos fortes do Festival é a programação do PALCO PRINCIPAL, que neste ano traz muitas atrações internacionais!

Durante os três dias do FESTIVAL DO JAPÃO, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas vão se apresentar na programação, que inclui os cantores, artistas e atrações mais conhecidos da comunidade nikkei, além da final do Miss Nikkey Brasil (sábado, a partir das 18h30) e a final do Campeonato Mundial de Cosplay – World Cosplay Summit (domingo, a partir das 17h30).

Neste ano, destaque para as cantoras japonesas Tsubasa, Mariko Nakahira, Riho Iida, além da cantora de ópera Mieko Tsurusawa. Outra atração internacional é o Bugaku-za de arte performática.

Confira a programação completa do Palco Principal, para os três dias do 18° Festival do Japão:
*Programação sujeira a alteração

18º FESTIVAL DO JAPÃO
PROGRAMAÇÃO DE SHOWS – Palco Principal
Dia: 24 de julho – SEXTA

14h00 – Tenryu Wadaiko da Associação Cultural São Miguel Paulista – taikô
14h30 – Associação Shizuoka Kenjin do Brasil – Rizumu Taissô – ginástica rítmica
14h55 – Secret Wish – street dance
15h05 – Confederação Brasileira de Aikidô – Brazil Aikikai – artes marciais
15h40 – Mariko Nakahira – atração internacional
16h15 – ASB – Associação Sul-Americana de Bugei – arte militar japonesa
16h50 – Riho Iida – atração internacional
17h30 – Ensaio do Miss Nikkey Brasil com Kendi Yamai (ator e apresentador) – concurso de beleza – ensaio

18º FESTIVAL DO JAPÃO
PROGRAMAÇÃO DE SHOWS – Palco Principal
Dia: 25 de julho – SÁBADO

10h00 – Mie Kenjinkai “Ayame Kenkô Taissô” – ginástica
10h20 – Associação Cultural Saga Kenjinkai – ginástica
10h40 – Kumamoto Kenjin do Brasil – Rizumu Taissô – ginástica rítmica
11h00 – ABERTURA OFICIAL – CERIMONIAL
12h05 – Bugaku-za – Fundação Japão – atração internacional de arte performática
12h40 – Riho Iida – atração internacional
13h10 – Parada Taikô – taikô
13h35 – Kodomo no Kai – dança
13h55 – Shimane Kenjinkai – dança
14h00 – Associação Beneficente Osaka Naniwa-Kai – dança/canto com Shamissen
14h20 – Musicoterapia – Kibô-no-Iê – musicoterapia
14h40 – Mariko Nakahira – atração internacional
15h05 – Igaryuu Ninjya Shudan Ashura – Mie Kenjin do Brasil – apresentação de ninjas do Japão
15h30 – Ryukyu Koku Matsuri Daiko – taikô
16h00 – Tsubasa Imamura – atração internacional
16h25 – Ryu Murakami – cantor e dançarino
16h50 – Mieko Tsurusawa – atração internacional, cantora de ópera
17h25 – Banda Deai – banda
18h00 – Edson Saito e Banda Yes – banda
18h30 – Miss Nikkey Brasil com Kendi Yamai (ator e apresentador) – concurso de beleza
(intervalo – show especial do cantor Yudi Tamashiro)

18º FESTIVAL DO JAPÃO
PROGRAMAÇÃO DE SHOWS – Palco Principal
Dia: 26 de julho – DOMINGO

10h00 – Nara Kenjinkai – taikô
10h20 – Associação Yamagata Kenjin do Brasil – ginástica rítmica
10h40 – Fukushima e Nagasaki Kenjinkai – Associação Kenko Taissô do Brasil – ginástica
11h00 – Associação Hokkaido de Cultura e Assistência – dança
11h10 – Igaryuu Ninjya Shudan Ashura – Mie Kenjin do Brasil – apresentação de ninjas do Japão
11h35 – Associação Tottori Kenjin do Brasil – Kassá Odori – dança
11h55 – Kizuna Project – projeto musical nipo-brasileiro
12h35 – Parada Taikô – taikô
13h00 – Karen Ito – cantora
13h20 – Tottori – Zenidaiko – dança
13h30 – Bugaku-za – Fundação Japão – atração internacional de arte performática
14h05 – Associação Okinawa Kenjinkai do Brasil – Requios Geino Dokokai – taikô
14h25 – Mariko Nakahira – atração internacional
14h50 – Márcio Galvão e Eduardo Yoshimoto – dança
15h05 – Mieko Tsurusawa – atração internacional, cantora de ópera
15h30 – Joe Hirata – cantor
15h50 – Iwate Kenjinkai do Brasil – taikô
16h10 – Associação Hokkaido – Ishin Yosakoi Soran – dança
16h25 – Tsubasa Imamura – atração internacional
17h00 – Banda Uchiná – banda
17h30 – Akiba Cosplay – os melhores cosplayers do Brasil – com apresentação do ator e apresentador Kendi Yamai – concurso de Cosplay

Saiba tudo sobre o 18º Festival do Japão

Há 18 anos a Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil – KENREN promove o Festival do Japão em São Paulo para comemorar a imigração japonesa no Brasil. Neste ano, o festival será realizado de 24 a 26 de julho e abordará o tema amizade, cooperação, integração cultural, prosperidade e lealdade na história das relações internacionais entre Brasil e Japão, valorizando os 120 anos da relação entre os dois países.

O tema escolhido visa celebrar o “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação” firmado entre os embaixadores Sr. Soné Arasake e Sr. Toledo Piza em Paris no ano de 1895, dando início às relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

O evento tem como destaque a culinária típica japonesa, pois as associações de 47 províncias trazem pratos típicos de diversas regiões do país, desde os mais populares até mesmo receitas familiares pouco exploradas em restaurantes.

Além da gastronomia, o público poderá assistir ao concurso de Miss Nikkey (concurso com premiação da descendente de japoneses mais bonita do Brasil), shows musicais, apresentação de dança e artes marciais, conferir a exposição de ikebana (arranjos florais), o ritual da cerimônia do chá e participar de oficinas gratuitas que ensinarão artes orientais como o mangá, etegami, shodô, origami, kirigami, sumi-ê, oshibana e washi.

O Festival também traz um cantinho especial para as crianças brincarem e um espaço para a terceira idade descansar e relaxar.

Não fique de fora! Garanta já seu ingresso antecipado:

http://loja.likestore.com.br/festivaldojapao) ou em pontos de venda oficiais (consulte a lista aqui: http://www.festivaldojapao.com/)

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *