Ikebana: conheça a arte oriental de montar arranjos florais

A Arte do Ikebana: Arranjos Florais Japoneses

A arte japonesa de fazer arranjos florais é conhecida como Ikebana ou kado. Originário da Índia, onde as pessoas criavam arranjos florais para oferecer a Buda, a Ikebana se diferencia dos arranjos acidentais, pois são mais simples, não se destacam pela quantidade de flores e cores, mas sim pela harmonia da construção linear do arranjo.

Estilos de Ikebana

Além das flores, os arranjos valorizam os caules, folhas e vasos, baseando-se em três pilares: a terra, o céu e a humanidade. Existem diversos estilos de Ikebana, são eles: o Sanguetsu, Ohara, Sogetsu e o mais antigo Ikenobo.

Estilo Sanguetsu

O Sanguetsu é o estilo mais conhecido, criado por Mokiti Okada, ele tem como princípio básico o respeito pela natureza. Dessa forma, os arranjos são montados de uma forma em que as folhas, caules e flores não são modificados e o resultado fica o mais natural possível.

Estilo Ohara

Já o estilo Ohara tem como principal característica o empilhamento de galhos e flores. O Sogetsu é o estilo mais moderno que permite usar diferentes tipos de materiais, não somente os que a natureza nos oferece. A Rainha Elizabeth II e a princesa Daina fizeram cursos para aprender esta técnica de Ikebana.

Estilo Ikenobo

O estilo mais antigo de todos, o Ikenobo, são os mais simples, só permitem o uso de itens da natureza, usam muitos galhos e tem como finalidade a oferenda religiosa e a decoração de templos e altares.

Caso tenha interesse em aprender a arte de montar arranjos seguindo regras e simbologias orientais, existem diversos cursos disponíveis que ensinam as diferentes técnicas de Ikebana.

Em São Paulo, temos o curso de Ikebana do Bunkyo, confira:

Emília Tanaka, uma das mais destacadas mestres da Ikebana em nosso país, fundadora da Associação Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina, e que durante vários anos foi presidente da Associação Brasileira de Ikebana, iniciou no dia 22 de maio de 2014, aulas de Ikebana que serão ministradas às quintas-feiras, das 15h30 às 16h30. Para os alunos do curso de dança, as aulas de ikebana são gratuitas. Os demais interessados podem participar por R$ 10,00 a aula.

Todas as quintas-feiras, das 15h30 às 16h30
Taxa: R$ 10,00 a aula
(alunos do Curso de Dança participam gratuitamente)
Local
: Sala 13
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
Informações: (11) 3208-1755, com Sayuri

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

3 Comentários

  1. sandra

    por favor vcs teem curso online de ikebana ?moro na europa e tudo é muito dificil

  2. Esses arranjos ficam perfeitos! Uma verdadeira arte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *