Karatê

Karatê

Origem do Karatê

O karatê, arte marcial oriental usada também como método de defesa pessoal, surgiu no século XVII em Okinawa no Japão e ao longo dos anos foi sofrendo influências e adquirido vários estilos. Ao pé da letra karatê significa mãos vazias, pois é uma arte marcial que usa apenas as mãos, pés e corpo nos golpes de ataque e defesa, não precisando de armas.

Mais do que uma arte marcial praticada como esporte para desenvolver o corpo, o karatê segue os princípios do Budismo e trabalha com a mente, ajudando também na formação do caráter dos praticantes.

Karatê no Brasil

Essa arte marcial chegou ao Brasil por volta do século XX trazida pelos imigrantes japoneses, mas foi nos anos 50 que ela passou a ser ensina em estabelecimentos para qualquer pessoa que quisesse aprender. Os primeiros estados em que o karatê começou a se destacar foram na Bahia e São Paulo, onde havia um número grande de imigrantes de Okinawa.

Quanto mais a pessoa pratica, mais golpes ela aprende e mais precisão ela alcança. A classificação dos caratecas (classe Kyu) é feita por níveis divididos por faixas coloridas amarradas sob o quimono. Os principiantes usam faixa branca, conforme vão subindo de nível as faixas vão mudando na seguinte ordem: amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e por fim a preta.

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *