O tipo de sushi mais fácil para se fazer em casa

sushi-pixabay

(fonte: pixabay.com)

O tipo de sushi mais fácil para se fazer em casa

O sushi é um prato delicado e pode parecer um pouco complicado prepará-lo, não é mesmo? Além disso, apreciá-lo em restaurantes nem sempre é uma opção muito saudável para o bolso. Então, você deve estar se perguntando: será que fazê-lo em casa não seria mais barato? Sim, você está certo! Além de não ser tão complicado quanto parece, prepará-lo em casa pode ajudá-lo a economizar um bom dinheiro.

Nesse post, ensinarei como preparar o sushi tipo niguiri – aquele com o peixe na parte de cima. Ele é muito fácil de fazer, e, como é bem básico, você pode usar a sua criatividade e trocar o peixe, ou adicionar ingredientes extras.

Vamos começar pelo arroz: o tipo ideal para sushi é feito de uma forma diferente, mas não é difícil de fazer. A grande diferença é que a receita leva vinagre de arroz – talvez você possa ter dificuldade de achar em supermercados convencionais, mas achará facilmente em lojas orientais. Então, não tente fazer essa receita com nenhum outro tipo de vinagre, pois eles vão deixar um gosto bem esquisito no seu arroz.

Ingredientes
-3 xícaras de arroz para sushi
-3 ½ xícaras de água
-1/2 xícara de vinagre de arroz
-2 colheres (sopa) de açúcar
-2 colheres (chá) de sal

Modo de preparo
1. Esquente o vinagre com o açúcar e o sal. Assim que levantar fervura, desligue o fogo. Mexa até o sal e o açúcar se dissolverem por completo. Reserve.
2. Prepare o arroz usando apenas a água. Assim que estiver pronto, deixe tampado por mais 10 minutos.
3. Coloque o arroz em um reservatório redondo. Adicione a mistura de vinagre ao arroz, misturando bem, porém cuidadosamente para não “quebrar” o arroz.
4. Deixe esfriar antes de usar – mas não ponha na geladeira para isso. Caso esteja com pressa, use um ventilador.

Agora, vamos preparar o niguiri:

Ingredientes
-arroz de sushi preparado
-pasta de wasabi
-salmão
-folhas de alga (opcional)
-molho shoyu (para servir)

Modo de preparo
1. Faça “croquetinhos” com o arroz. O ideal é que não sejam muito grandes, e caibam por inteiro na boca.
2. Aplique um pouquinho de wasabi no topo de cada bolinha. O wasabi vai manter o peixe em cima do arroz.
3. Corte o salmão em pedaços finos para que cubram o arroz, mas que não sejam grandes demais. Pronto! Se quiser, pode cortar tirinhas de alga e enrolar no niguiri.
4. Sirva com molho shoyu.

Viu? Fácil, não é mesmo? O importante é lembrar de fazer o arroz com um pouco de antecedência, pois não pode estar quente na hora de fazer o sushi.

O seu niguiri pode não ficar tão bonito quanto os dos restaurantes, mas com toda certeza vai estar delicioso, e a prática vai deixá-los cada vez mais bonitos.

Agora, se bater uma preguiça ou estiver sem tempo, peça um sushi delivery porque também sai bem mais em conta do que nos restaurantes – e é sempre bom provar novos sabores para se inspirar e depois reproduzi-los em casa.

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *