Origami: a arte da dobradura em papel

História do Origami

O origami, dobraduras feitas com papéis que formam diversas figuras de flores e animais, surgiu no Japão em meados do século V e VI junto com a produção do papel. As primeiras dobraduras foram feitas para representar a natureza das cerimônias religiosas no período em que a religião e o Estado do Japão eram unidos.

Nesta época os papéis usados na elaboração das dobraduras eram manufaturados somente para os sacerdotes xintoístas. Uma das regras estabelecidas na confecção dos origamis é que o papel não poderia ser recortado e colado, apenas dobrado, como uma forma de honrar o espírito das árvores que davam vida ao papel.

Como o papel tinha um alto custo, somente os adultos faziam origami, com o passar do tempo e o barateamento do papel, a técnica foi implantada nas escolas do Japão para que essa arte pudesse ser ensinada às crianças e incorporada na cultura japonesa.

O decorrer dos anos também acabou com a rigorosidade de não poder cortar e colar o papel e o origami se misturou com o kirgami, artesanato em que figuras são formadas com recortes de papéis.

A arte passou por várias modernizações e nos anos 80 surgiu o origami arquitetônico que dá vida a obras em três dimensões e é usado até mesmo por arquitetos na confecção de maquetes.

Confira a seguir as dobraduras Origami mais comuns e seus significados:

Tsuru

Pássaro da família da cegonha e garça, simboliza a saúde e dinheiro e é usado pelo japoneses para pedir algo aos deuses como por exemplo a cura de alguém doente.

Sapo

Significa o retorno de algo como a saúde, emprego ou dinheiro. Muitos japoneses usam o origami do sapo como amuleto.

Tartaruga

Significa longevidade que traz sabedoria e experiência de vida.

Encontre Papel para Origami na loja Konbini:

001015 004014006060商品画像

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *