Receita de Bolo Castella Kasutera

Bolo Castella: muito popular no Japão

Olá, tudo bom?

Aqui é o Marcelo da Konbini Produtos Orientais, eu também sou fã de alguns dramas japoneses, normalmente eu assisto apenas para reforçar o idioma japonês, mas assisti um drama excelente que se chama RYOMADEN que eu simplesmente fiquei encantado com a produção e com a fidelidade aos fatos históricos.
Sem dúvida, é uma grande série da NHK. Neste drama, em algumas cenas eles mencionam o bolo Castella ou Kasutera em nihongo e eu fiquei procurando a receita.
Saiba mais sobre este drama neste link do nosso parceiro Japão em Foco: http://www.japaoemfoco.com/ryomaden-um-dorama-epico-exibido-no-canal-nhk/

O Bolo Castella Kasutera, conhecido também como pão-de-ló à moda japonesa, é uma sobremesa muito apreciada no Japão desde o século XVI quando os portugueses levaram à receita ao país. Mesmo após fechar as portas para o ocidente durante o período Tokugawa, os japoneses não conseguiram deixar de saborear a culinária trazida pelos estrangeiros e adotaram o bolo como se fosse um prato típico oriental.

A primeira região a saborear e disseminar a receita foi a de Nagasaki, por onde os portugueses e espanhóis entraram no país. Mas após sofrer algumas adaptações ao paladar do povo japonês, o bolo caiu no gosto de todo o Japão.

Origem do nome Bolo “Castella”

O nome provém de Castilla, um dos reinos que formava a Espanha, e a principal característica do bolo foi mantida: a massa esponjosa tipo pão de ló, com sabor suave e textura macia e umedecida.

A novidade é que atualmente podemos encontrar algumas variações da receita que levam também mel, açúcar mascavo e chá verde. Consumido como sobremesa ou em cafés da manhã e lanches da tarde, o bolo geralmente é servido em barras retangulares cortadas em fatias junto com chá verde sem açúcar.

Para que você possa experimentar um pedaço delicioso de Bolo Castella Kasutera, selecionamos a receita a seguir, confira:

Receita de Bolo Castella

Ingredientes: 
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
1/4 de xícara de mel
1 colher de chá de baunilha
1 colher de chá de sal
7 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de café de cremor de tártaro.

Modo de fazer:

Como primeiro passo separe as claras das gemas.
Em uma tigela grande misture bastante o açúcar, mel, baunilha, sal e gemas.
Leve a mistura ao fogo, em banho-maria, e bata na batedeira por aproximadamente 5 minutos em velocidade média para que a massa fique amarelada e dobre de tamanho.
Por fim, acrescente a farinha de trigo mexendo delicadamente e reserve.

Bata as claras em neve até que fiquem espumosas, adicione uma colher de açúcar e o cremor de tártaro e continue batendo para que fique firme. Misture as claras em neve com a massa bem devagar.

Para assar, forre uma assadeira retangular com papel manteiga, espalhe a massa e coloque no forno em fogo médio por aproximadamente 30 minutos.

Para receber Deliciosas Receitas gratuitamente por e-mail, clique aqui

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *