Receita de Okonomiyaki

O Okonomiyaki, ao pé da letra, significa “o que você gosta” grelhado ou frito, por isso ele é tão popular no Japão, já que, consegue ser preparado com diversos ingredientes e atende a qualquer paladar. No Brasil é conhecido também como pizza ou panqueca japonesa.

A base da receita é uma massa feita com farinha, ovos, caldo de vegetais ou dashi e repolho picado. Os ingredientes extras que comumente são adicionados à massa podem ser polvo, lula, camarão, bacon, carne de porco, queijo, alga, cebolinha e vegetais como cenoura, vagem, broto de feijão e cebola. Para fazer a decoração e dar acabamento ao prato, coloca-se maionese por cima da massa com se fossem finas tirinhas.

O prato é tão difundido no Japão que existem restaurantes exclusivos de Okonomiyaki, onde as pessoas podem preparar sua própria panqueca com muitos ingredientes disponíveis e depois colocam a massa em um chapa quente para cozinhar.

Existem também diversas variações do Okonomiyaki, são elas: a Butatama, que parece ainda mais com uma panqueca, o Modanyaki, que substitui a farinha da massa por macarrão frito, o Monjayaki, que apresenta uma consistência diferente da massa, e o Hashimaki, uma versão enrolada em volta de um hashi vendida principalmente em festivais.

Para que você possa experimentar o Okonomiyaki sem precisar sair de casa, selecionamos uma receita especial para você, confira:

Ingredientes (porção para 3 pessoas)
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo
• 1 colher (chá) de caldo de peixe em pó
• 1 xícara (chá) de água
• 1 colher (chá) de fermento em pó
• 1 ovo
• ½ colher (chá) de sal
• óleo para untar a panela ou chapa

Ingredientes do recheio
• 1 xícara (chá) de repolho cortado em tiras finas
• 100g de carne de porco em tiras
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• 2 ovos fritos
• ½ xícara (chá) de cebolinha verde picada
• 3 folhas de nori (alga desidratada) picadas

Molho:

250 ml de shoyu
50 ml de molho inglês
130g de extrato de tomate
Pimenta do reino a gosto
8 colheres de sopa rasas de açúcar

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes da massa até que fique homogênea. Unte uma frigideira ou chapa com óleo, coloque um pouco da massa em formato de círculo. Por cima, coloque os ingredientes do recheio. Tempere com sal e pimenta a gosto. Acrescente mais massa para dar a liga e deixe grelhar de ambos os lados. Quando estiver dourado, tire do fogo e decore com o molho, maionese e cebolinha.

Para fazer o molho, basta misturar todos os ingredientes, colocar em uma panela e levar ao fogo até ferver, continuar mexendo até o molho engrossar, se não engrossar acrescente mais açúcar. Espere esfriar e reserve.

Para receber Deliciosas Receitas gratuitamente por e-mail, clique aqui

Produtos Recomendados:

Katsuobushi (Flocos de Peixe Bonito):
http://www.konbini.com.br/katsuobushi-dashi-tempero-de-peixe-bonito-5-pacotes-yamaki-5g
Molho Tonkatsu:
http://www.konbini.com.br/molho-tonkatsu-azuma-500-ml

 

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *