Saiba tudo sobre o Sadou

Sadou: a cerimônia do chá japonesa
sadou-cerimonia-do-cha-japonesa

Sadou ou Sadô, que significa “o caminho do chá”, mais do que ser a arte milenar da cerimônia do chá, é também uma filosofia de vida originária da China durante os séculos I e II, introduzida no Japão por volta do século VIII.

A princípio o chá era usado apenas como medicamento, posteriormente se tornou uma bebida dos sacerdotes, imperadores e nobres. Para servir a elite, foi criada uma cerimônia especial baseada em quatros princípios: Harmonia, Respeito, Pureza e Tranquilidade. A cerimônia não se resume apenas no ato de tomar chá, mas em uma meditação com movimentos, postura e gestos precisos, que buscam a beleza e paz espiritual.

Aprender as técnicas da cerimônia exige tempo e concentração, pois além de saber os movimentos e posturas, é preciso aprender também as demais artes culturais japonesas que fazem parte do Sadou como a ikebana, arte de fazer arranjos florais, o Nô, teatro japonês, o Shodou ou Shodô, a arte da caligrafia, entre outros.

O jeito de realizar o Sadou varia conforme a estação do ano, a ocasião e também a escola que o anfitrião faz parte, que pode ser Ura Senke, Omote Senke e Mushanokoji Senke.

sadou-cerimonia-do-cha-japonesa-01

Mas de modo geral a cerimônia dura aproximadamente 4 horas, o local onde ela é realizada chama-se Sukiya, a casa do chá que fica sempre em um jardim arborizado, os homens e mulheres usam roupas discretas e os utensílios usados são a cha-wan, tigela, o cha-ire recipiente para o chá em pó, a cha-sem, vassourinha de bambu, o cha-shaku, concha de bambu, e o fukusa, lenço de seda.

Se você ainda não teve a oportunidade de participar de uma cerimônia do chá confira se a comunidade nipônica da sua cidade ou região realiza o Sadou. Será uma experiência única, onde um simples ato cotidiano como tomar chá, pode se transformar em um encontro de paz espiritual.

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *