Saiba tudo sobre Shodô

 Shodô

Shodô, que ao pé da letra significa “Caminho da Escritura”, é a caligrafia japonesa. Sua origem é chinesa e data o século I, 300 a.C. Considerada uma arte que apresenta alto grau de dificuldade para ser aprendida, a caligráfica japonesa é ensinada às crianças na escola primária em uma disciplina exclusiva.

Kanji e Hanzi

Os caracteres do Shodô mais utilizados no Japão são nomeados de Kanji e na China Hanzi. Sua prática é feita pelo método antigo, com pincel, tinteiro, tinta nanquim ou sumi (preparada a base de carvão) e papel de arroz. Nos dias de hoje, também é possível praticar a caligrafia com canetas com pincel portátil e depósito de tinta, chamada de fudepen.

Origem

Ao longo dos séculos o Shodô sofreu algumas modificações, as principais delas ocorreram em 221 a.C na Dinastia Shang e em 206 a.C na Dinastia Han. A primeira mudança aconteceu em nível nacional e na segunda o Shodô foi simplificado e passou a ser considerado mais do que um meio de comunicação, uma expressão artística, de meditação e religião, que ganhou grande difusão a partir do século VI.

Beleza da Arte

Essa arte é considerada uma metáfora da vida e sua beleza é encontrada nos traços da caligrafia que se diferenciam entre traços finos e grossos, pinceladas fortes e fracas e até mesmo pelos borrões e espaços que não devem ser corrigidos.

Caso você tenha vontade de aprender o Shodô, existem vários cursos no Brasil que ensinam essa arte milenar.
Encontre um perto de você e começa a praticar.

Um bom exemplo de curso de Shodô é da ACBJ (Aliança Cultural Brasil Japão):
http://www.acbj.com.br/index.php/curso-de-shodo-da-alianca-esta-com-inscricoes-abertas/

acbj-logo-alianca-cultural-brasil-japao

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

2 Comentários

  1. Alex Jesus

    Olá! Meu nome é Alex e sou proprietário de uma uma empresa de informatica aqui no Rio de Janeiro especializada em venda de suprimento de impressoras e também em vendas de papeis comestíveis, a um tempo atras compramos por engano estes pacotes de papeis para caligrafia oriental ( washi) para shodô, gostaríamos de uma ajuda para passarmos estes papeis adiante pois para a gente não teria uso! temos 500 pacotes, cada com 100 folhas no formato 33cm x 24 cm, fornecemos nota fiscal ! tels: (21) 3547-8827/ (21) 98036-3595 Alex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *