Shari – arroz para sushi

Arroz para Sushi

Ingredientes:

2 copos de 200ml (copo americano) de Arroz para Sushi (Guin, Momiji, Mirokumai, Yanagi, entre outros)
3 copos de 200ml (copo americano) de Água

Regra básica: sempre 1 copo de água a mais do que de arroz.

Para o Tempero (cerca de 1/4 da quantidade do arroz):

– 750 ml de Tempero de Sushi (Ex.Kenko ou Tozan)
– 450 gramas de Açúcar
– 150 gramas de Sal
– 400 ml de Água
– 01 Folha de Alga Kombu Média (Dashi Kombu)

Preparo:

1° Passo: Coloque todos os ingredientes em uma panela normal. Deixe no fogo alto e mexa o tempero até dissolver todo o açucar. Assim que começar a ferver apague o fogo.

2° Passo: Deixe o tempero esfriar. Não há a necessidade de deixar na geladeira. Guarde- o em temperatura ambiente.

Observação: Utilize o mesma garrafa para deixar o Tempero de sushi. Muitas pessoas perguntam quanto tempo dura o tempero. Aconselhamos que utilize em até um mês. Não há a necessidade de deixá-lo na geladeira. Ele pode ser conservado em ambiente fresco.

Algumas observações importantes: Tenho recebido inúmeros e-mails de pessoas com dúvidas em relação ao tempero de sushi. Hiro, eu preciso comprar o Tempero de Sushi ou Vinagre de Arroz? O termo ” Tempero de Sushi” é uma sacada de marketing para vender mais, ou seja, é o mesmo que vinagre de arroz. Mesmo sendo tempero de sushi, é necessário acrescentar alguns ingredientes para que melhore o sabor do mesmo.

Preparando o Arroz : primeiros passos

Para preparar o Shari (arroz temperado para sushi) é necessário a utilização de arroz tipo japonês. Nas lojas orientais como a Konbini e supermercados existem diversas marcas como: Guin, Momiji, Mirokumai, Yanagi, etc.

Como havia falado anteriormente, é necessário que reserve pelo menos 40 minutos do seu dia para a preparação do arroz para o Sushi.
Na verdade, um bom sushi depende muito da preparação do arroz. O restante é tudo prática e criatividade. Aqui iremos mostrar uma receita essencial para você começar a fazer o sushis ainda hoje.

É claro que apenas uma aula sobre o arroz não será o suficiente para que você se torne um expert no assunto, pois ainda há muito o que falar sobre arroz. Principalmente sobre as safras e a interferência que ela pode causar durante sua preparação. Mas, como precisamos ser rápidos e práticos falaremos apenas o que você realmente precisa saber hoje. Se você quiser e saber mais sobre o arroz, sugiro que assista os nossos vídeos no Youtube:
https://www.youtube.com/user/sushibilidade

1° Passo: Depois que você foi ao Supermercado ou entrou no site da Konbini e escolheu o seu arroz é hora de colocar a mão na massa e começar a prepará-lo. Iremos começar colocando uma quantidade de 2 copos americanos de arroz numa vasilha, essa medida corresponde a 400 gramas de arroz. Comece lavando o arroz com água repetindo esse processo até retirar todas as suas impurezas.

2° Passo: Para 2 medidas de copo americano de arroz, você precisará utilizar 3 medidas de copo americano de água. Ou seja, para cada 2 medidas de arroz é necessário utilizar uma medida de água.
Por exemplo, se você for utilizar como medida uma cumbuca de arroz, será necessário utilizar sempre duas cumbucas de água. É sempre uma medida a mais. Independentemente do que você escolher como utensílio de medida será sempre 01 medida a mais de água.

Bem simples, não?

3° Passo: Após escolher o arroz, retirar as impurezas e escolher a medida, é hora de colocar o arroz numa panela e levar ao fogo. O tempo de cozimento e a maneira de cozinhar é o mesmo que o arroz brasileiro, no entanto, não é necessário a utilização de tempero. Pelo menos não neste momento.

4° Passo: Assim que o seu arroz estiver pronto, acrescente o tempero de sushi ainda na panela quente. Tente espalhar o tempero de maneira que molhe todo o arroz. Em seguida pegue um recipiente redondo ou retangular e passe todo o arroz. Utilize uma medida de tempero de sushi para cada duas de arroz crú.

5° Passo: Espalhe todo o arroz no recipiente para que o mesmo possa pegar todo o tempero. Cubra o arroz temperado com uma pano úmido e deixe descansando por 25 minutos.

Observação: Esse é o processo de produção do Shari (arroz temperado para sushi). Se você seguiu todos os passos descritos acima não terá problemas em relação a qualidade do seu Shari. Depois que fica pronto, não é necessário deixá-lo na geladeira, pois o tempero de sushi vai conservá-lo. Utilize esse Shari em até 2 dias no máximo.

Dica: Se você for preparar sushis para o seu convidado a noite, sugiro que prepare o Shari pela manhã e utilize o período da tarde para adiantar alguns sushis servindo-os a noite.

obs: Receita extraída do E-book Curso Sushi Express.
Aprenda a fazer sushi em casa ou monte o seu negócio de Sushi.

Marcas de Arroz japonês:

Arroz Momiji Verde Camil de 1kg

arroz-momiji-camil-1kg
https://www.konbini.com.br/arroz-japones-momiji-verde-camil-1kg

Arroz Japonês Tipo 1 Guin – Camil 1kg

Arroz Guin Tipo 1 Camil 1kg

http://www.konbini.com.br/arroz-japones-guin-tipo-1-grao-longo-1kg-camil

Arroz Japonês Mirokumai – Tozan 5kg


Mirokumai

Mirokumai

Arroz Japonês Tipo 1 Beneficiado EEA 406 – Yanagi 1kg

arroz-japones-tipo-1-beneficiado-eea-406-yanagi-1kg
http://www.konbini.com.br/arroz-japones-tipo-1-beneficiado-eea-406-yanagi-1kg
Mirokumai

Recomendação de Curso de Sushi:

curso-sushi-com_300x300

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *