Sushi e Dieta combinam?

 Uma das dúvidas mais comuns para os amantes de sushis e comida japonesa é se ele é pouco calórico ou não?

Encontramos uma publicação da jornalista Camila Iara que é repórter do Jornal de Santa Catarina e autora do blog Projeto Granola.

Como a Konbini Produtos Orientais oferece muitos alimentos (arroz japonês, alga marinha, tempero para sushi, wasabi e etc) e utensílios (esteira sudare e facas para sushi) para o preparo de sushi, acreditamos que nossos leitores queiram saber mais sobre esse delicioso prato japonês:

1) Sushi engorda?

2) Sushi faz bem para a saúde?

3) Quantas calorias tem o sushi? E o Sashimi? Temaki? Uramaki?

Aprenda tudo isso na publicação abaixo:

Fica a dica: sushi na dieta – pode?

07 de agosto de 20140

Quem aí gosta de comida japonesa? Eu adoro, mas confesso que sempre ficava na dúvida na hora de comer porque não sabia se o arroz era calórico demais, se podia usar molho shoyu… Pra ajudar quem também tem medo de “furar” a dieta com sushis, sashimis, temakis & cia., consultei uma nutricionista que esclareceu vários pontos sobre o assunto.

Uma das coisas que eu aprendi é que o preparo de sushi leva pouca ou nenhuma gordura saturada, tornando os pratos mais leves. Os alimentos crus também preservam 100% dos nutrientes e são ricos em substâncias importantes para preservar a saúde, como o ômega 3 do salmão, que previne contra doenças cardiovasculares.

sushi_fb2

E você sabia que a alga (aquela parte preta do sushi) reduz a absorção de gordura no organismo em até 75%? Ela também ajuda a regular o metabolismo e faz o sistema imunológico trabalhar melhor. Beijo, alga, sua linda!

Um dos cuidados que temos que ter é com o arroz japonês, que costuma vir em quase todos os tipos de sushi. Assim como o branco polido, ele tem mais carboidrato do que proteína e quase nada de fibras, ou seja: é um grão que dispara os níveis de açúcar no sangue, o que engorda. Moderação, ok?

Confira abaixo o que a Dra. Sabrina Jubett, da Clínica Livon, de Joinville, tem a dizer sobre a comida japonesa na dieta:

Quem está de dieta pode manter a comida japonesa no cardápio?

Pode, sim. Indico apenas que consuma no máximo uma vez na semana, dando preferência para os sashimis (já que são peixes crus, sem nenhum adicional), evitando as frituras e procurando usar shoyu light (em quantidades moderadas).

Quais são os benefícios nutricionais da comida japonesa para quem quer perder peso? 

Os peixes são ricos em gorduras saudáveis e boas fontes de proteínas, têm baixa caloria e fácil digestão! Indico atum, salmão e peixes brancos.

O que se deve evitar na comida japonesa?

Quando se está de dieta, o importante é ingerir a porção certa para a sua necessidade conforme a orientação dada pelo seu nutricionista, evitando o excesso de molho shoyu, os sushis fritos, sushis doces e molhos adocicados, como o Tarê.

Qual é a opção mais saudável e menos calórica?

Saudável é não exagerar, mas o sashimi e o temaki são as melhores opções na maioria das vezes.

É melhor optar pelas porções limitadas ou ir ao buffet livre? 

Na maioria das vezes a porção limitada é a melhor opção, pois permite que você acompanhe melhor o que já comeu.

Quais são as dicas para não exagerar na hora de ir ao restaurante japonês?

Não ir ao restaurante com muita fome. Procure fazer um pequeno lanche antes de sair de casa, caso saiba que vai demorar para ser servido. Planejar o que vai pedir antes de chegar lá, assim não haverá surpresas, também é uma boa. Caso esteja com muita fome, peça uma sopa de Missô de entrada ou uma limonada.

Separei um quadrinho com as calorias médias dos tipos mais comuns de sushi, assim você consegue escolher as melhores opções para não ultrapassar o número diário de calorias. Olha só:

sushi3

Espero que tenha ajudado, pessoal! Viram como dá pra encaixar o japa na dieta sem deixar de emagrecer? Ficou a dica! :)

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/projetogranola/2014/08/07/fica-a-dica-sushi-na-dieta-pode/?topo=52,2,18,,159,77

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *