Conheça 10 comidas populares do Japão

Lista de Comidas Populares do Japão

A culinária japonesa, por ser muito saborosa, nutritiva e equilibrada, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Conheça as 10 comidas mais populares do país e selecione as mais apetitosas para experimentar:

Lamen

Lamen / Ramen Imagem: olivemagazine.com

Conhecido também como Ramen, é um macarrão, feito com farinha forte que apresenta maior quantidade de proteína garantindo mais elasticidade à massa, imerso em um caldo à base do cozimento de ossos de porco e frango. Atualmente o prato passou a ser incrementado com acompanhamentos variados como ovos cozidos cortados ao meio, brotos de bambu, cebolinha, espinafre japonês e pedaços de carne de porco.

Descubra como fazer Lamen neste link: Como fazer Lamen

Karê

Karê Rice Imagem: japan.recipetineats.com/

Arroz com molho de curry que leva cenoura, cebola, batata e carne que pode ser de frango, boi ou porco. Refeição ideal para dias frios. Originário da Índia, foi adaptado para o paladar japonês, ganhando grande popularidade.

Aprenda a fazer Karê Katsu: Receita de Karê Katsu

Gyudon

Gyudon (Imagem: seriouseats.com)

Prato japonês muito popular que significa “Tigela com carne”. A refeição consiste exatamente em uma tigela com arroz coberto por finas fatias de carne e cebola banhados por um molho levemente agridoce.

Confira a receita de Gyudon: Saiba como Preparar Gyudon

Sukiyaki

Sukiyaki Imagem: japancentre.com

Bastante popular, o Sukiyaki é um prato preparado à mesa em uma grande “chapa” onde finas fatias de carne bovina ou suína são cozidas na manteiga. Além da carne, ingredientes como cebola, udon (macarrão japonês), acelga e shimeji complementam o preparo junto com molho a base de shoyu e saquê. Também é bastante comum colocar ovo no owan (tigela feita para comer Sukiyaki).

Aprenda uma deliciosa receita de Sukiyaki: Como fazer Sukiyaki

Sushi

Sushi Imagem: bbc.com

Um dos pratos típicos mais famosos do país consiste em rolinhos de arroz temperado com molho de vinagre, recheados com peixes ou legumes, envoltos em folhas de alga. O prato nasceu da técnica utilizada antigamente para manter o peixe em conserva.

Quer aprender a fazer Sushis?
Acesse o site do nosso parceiro Curso de Sushi: Como fazer Sushis

Sashimi

Sashimi Imagem: thespruceeats.com

São pequenos pedaços de peixe frescos como Salmão, Atum, Tilápia, Saint Peter, Robalo, Tainha, Olhete, Pargo e Prego, cortados de forma precisa. Deve ser saboreado cru e pode ser banhado em molho shoyo, gengibre e pasta de wasabi.

Tempurá

Tempurá Imagem: thespruceeats.com

Legumes ralados ou fatiados em finos pedaços, empanados em uma massa e fritos. Os legumes mais utilizados nas receitas de tempurá são cenoura, cebola, batata-doce, ervilha torta, vagem, couve-flor e brócolis. Algumas receitas acrescentam também camarão. A massa para empanar é feita com farinha de trigo e ovo.

Descubra como fazer Tempurá: Receita de Tempurá

Guioza

Guioza Imagem: justonecookbook.com

Pasteizinhos recheados com carne de porco que podem ser fritos ou cozidos no vapor, servido com molho de limão, shoyo e gengibre. Originalmente um prato Chinês que ganhou grande popularidade na culinária japonesa.

Takoyaki

Takoyaki Imagem: japanesecooking101

Bolinho frito de polvo preparado com um massa líquida que deve ser frita em uma chapa quente especial para o preparo desse prato típico. O polvo é picado em pedacinhos e ingredientes como gengibre, cebolinha e raspas de tempurá complementam o recheio. Os bolinhos são servidos acompanhados de um molho feito com nori, raspas de peixe (katsuobushi) e maionese.

Korokke

Korokke Imagem: japanesecooking101

Um saboroso e crocante croquete, no formato arredondado e achatado, de purê de barata com recheio de frutos do mar. Servido com molho ‘tonkatsu’ combina com diversos acompanhamentos como macarrão, arroz e saladas.

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *