Gari – Gengibre: descubra como usar o gengibre na culinária

O gengibre é uma raiz com diversas propriedades benéficas à saúde, pois atua como antioxidante e antiflamatório, tem poder termogênico que potencializa o metabolismo e a queima de gordura, previne náuseas, dores de cabeça, gripes e resfriados, dores de estomago e diarreias, além de limpar as papilas gustativas realçando o paladar na hora das refeições.

Devido a todos esses benefícios, a culinária japonesa usa o gengibre como ingrediente em diversas receitas, uma delas é o Gari, uma conserva de gengibre em molho agridoce que pode acompanhar diferentes pratos.

Para aprender a preparar essa conserva, confira a receita a seguir:

Receita de Conserva de Gengibre (Gari)

Ingredientes

  • 350-400g de shooga (gengibre) descascado e cortado em fatias finas;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de vinagre de arroz;
  • 3 colheres de chá de sal;
  • 1 recipiente de vidro de aproximadamente 1/2 litro, com tampa;

Modo de Preparo

  1. Cozinhe os shooga (gengibre) numa panela com água até que ferva. Escorra numa peneira e deixe esfriar naturalmente.
  2. Leve ao fogo o açúcar e o sal misturados no vinagre até diluir e levantar fervura. Deixe esfriar.
  3. No recipiente, misture o shooga e a mistura do vinagre. Tampe e deixe curtir por 2 dias à temperatura ambiente.
  4. Armazene na geladeira (dura aproximadamente 6 meses).

Rendimento: pote de 1/2 litro

Dica:

O gari é um ótimo acompanhamento de sushis, sashimis e temaki.

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Fonte da Receita: Site Cozinha Japonesa

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Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

3 Comentários

  1. Anita Tibana

    Esqueceram de colocar a quantidade na receita para o preparo de Gari.

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