Origami tradicional: Tsuru

A Tsuru é uma ave (cegonha) de origami que possui uma história muito singular na cultura japonesa.

Inicialmente, é importante entender a origem deste símbolo japonês que representa a saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (é também considerada como ave-símbolo do Origami).

A crença no Tsuru data dos pós-guerra no Japão, após a explosão das bombas atômicas que atingiram milhares de japoneses.
Uma criança chamada Sadako vivia a uma distância considerável dos locais explosão das bombas.
Sadako sobreviveu sem aparentar efeitos nocivos e viveu uma infância feliz, a brincar.

Dez anos se passaram e Sadako cresceu forte, sensível e bonita. Aos doze anos Sadako gostava muito de correr. Um dia, muito cansada, caiu. Foi levada para o hospital onde descobriram que tinha Leucemia, denominada na altura como “Doença da Bomba”, pois se tinha desenvolvido devido a exposição à radiação.
Uma vez no Hospital, todos os dias a sua melhor amiga levava bonitos papéis e a ensinou a dobrar o pássaro Tsuru.

Juntas dobravam, e juntas falavam da lenda dos 1000 Tsurus, quem os fizer o seu desejo se realizará, assim o dizem. Por cada Tsuru dobrado, o desejo era sempre o mesmo – para ficar bem.

A menina Sadako mais tarde decidiu que, mesmo com muito esforço, terminaria os mil Tsurus pensando e pedindo para que nunca mais nenhuma criança tivesse que sofrer os males da guerra.

No dia 25 de Outubro de 1955, Sasako dobrou o seu último Tsuru nº 644, não resistiu à doença e nesse dia se tornou mais um dos muitos acidentes de uma guerra que tinha terminado dez anos atrás.
Os seus colegas da escola acabaram os restantes 366 Tsurus que faltavam para homenagear a memória e pedido de Sadako e participaram do seu desejo de que bombas de destruição massiva não seriam utilizadas novamente.

Os 39 colegas de turma da menina Sadako conseguiram mobilizar mais de 3000 escolas no Japão e nove de outros países e assim conseguiram juntar a quantia necessária para a construção do “Monumento das crianças à Paz”(1958), localizado no parque da Paz, em Hiroshima.

Fonte: http://www.tsuru.pt/blog/2008/07/histria-de-sadako.html

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

2 Comentários

  1. Pingback: Animação Origami - Portal Konbini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *