Sukiyaki: origem e receita

Sukiyaki

Origem

O Sukiyaki é um prato típico do Japão preparado com carnes e legumes grelhados na manteiga.
O grande diferencial do prato é que ele pode ser preparado e consumido ao mesmo tempo, conforme os ingredientes vão cozinhando. Devido a sua forma de ser servido, ficou conhecido como fondue japonês.

Este prato teve origem no campo, onde os trabalhadores assavam batatas-doces direto no fogo com rastelos usados nas plantações. Posteriormente, os japoneses começaram a assar outros legumes, adicionar molhos e agregar ingredientes importados de outros países como a manteiga e a carne bovina, criando assim o Sukiyaki que conhecemos hoje.

O prato começou a ser preparado em panelas de ferro onde também eram servidos e sua aceitação foi tão grande que o Sukiyaki passou a ser preparado em diversas festas, reafirmando a cultura e tradição japonesa de estreitar os laços afetivos da família e de amigos durante as refeições envolta da mesa.

Os ingredientes mais usados no Sukiyaki são carne bovina e suína, cenoura, acelga, couve-flor, alho poró, agrião, broto de feijão, cogumelos e macarrão udon.

Confira a seguir uma receita deliciosa para você preparar o típico prato japonês em casa.

Receita de Sukiyaki

Ingredientes

Dica especial: para deixar o seu sukiyaki delicioso, experimente colocar Molho de Ostra Lee Kum Kee.

Modo de preparo

  • Lave e corte em cubos todos os ingredientes.
  • Refogue em uma panela grande a carne na manteiga, acrescente os demais ingredientes, coloque o molho, feche a panela e deixe cozinhar por 8 minutos.
  • A parte, cozinhe o macarrão e por fim acrescente-o na mistura.

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *