Um toque oriental: saquê culinário

Na culinária japonesa, todo mundo conhece o famoso Saquê. Quem não gosta de tomar uma bebida leve e que vai muito bem com frutas?

Quem nunca ouviu a tal da Caipirinha de Saquê, Saquerinha, Caipisaquê e suas variantes?

Pois é, o saquê além de ser uma ótima bebida para diversos Drinks, também pode e deve ser utilizado na culinária oriental.

No Brasil, a marca mais conhecida de saquê culinário é a Azuma Kirin da Tozan. Temos o Saquê Culinário Comum que é já é muito conhecido, o Saquê Culinário Ryorishu e Saquê Culinário Licoroso Mirin cada um com a sua especificidade.
Vamos apresentar as qualidades e finalidades de cada um deles:

Saquê Azuma Kirin Comum

Trata-se de um saquê seco com sabor acentuado. Pode ser utilizado em diversas receitas, como pratos com peixes ou carnes assadas, além de ser um excelente substituto para o vinho em pratos que utilizam este produto na sua preparação.
Teor alcoólico: 15,5%

 

saque-azuma-kirin-comum-tozan-600ml-konbini

Saquê de Cozinha Chef Ryorishu:

Trata-se de saquê seco, que realça o sabor das receitas, além de amenizar odores de peixes e de frutos do mar. Pode ser utilizado na preparação de molhos e caldos, de arroz, de carnes e em pratos mais leves, como o frango e refogados, além de ter a possibilidade de substituir o vinho em pratos que utilizam esse produto na preparação de receitas de sabor suave.
Teor alcoólico: 15,5%

saque-azuma-kirin-chef-para-uso-na-cozinha-tozan-500ml-konbini

 

Saquê Mirin:

Trata-se de saquê com gosto adocicado e textura licorosa, o Saque Mirin é indicado para temperar grelhados e cozidos, como também em pratos agridoces e sukiyaki. Tem ampla utilização na preparação de molhos e pratos.
Teor alcoólico: 14%

saque-culinario-azuma-mirin-tozan-500ml-konbini

 

Fonte: Saquê Kirin – http://www.saquekirin.com.br/

Baixe nosso Livro Digital Gratuito:

Marcelo Asamura

Empreendedor Online, apaixonado pela cultura e culinária japonesa e asiática em geral. Fundador da Loja Virtual Konbini e parceiro do Blog Sushibilidade e Cursosushi.com

Website: http://www.konbini.com.br

24 Comentários

  1. Maria Andreata

    Quando não se encontra nenhum tipo de saquê, o que podemos colocar para substituir em uma carna assada?
    Obrigado.

    • Olá, tudo bom? Isso depende do seu gosto, mas seguindo a culinária tradicional, é comum utilizarem cerveja, vinho ou pinga para carnes em geral. Apenas verifique para qual tipo de carne fica melhor cada uma das bebidas. Normalmente, você pode copiar o sabor do sakê licoroso (mais doce)adicionando açúcar, talvez com um pouco de molho de soja shoyu para adicionar mais sabor oriental. Na prática, terá um sabor que não será idêntico ao sakê, mas pode funcionar. Atte. Marcelo

  2. Luís Carlos Facury

    Desculpe a ignorância, mas gostaria de saber se é possível utilizar o saquê para tempero, de boa qualidade,na preparação do coquetel com limão ou morango.,

    • Marcelo Asamura Azevedo

      Caro Luís, tudo bom?
      Ótima pergunta, nem todo mundo entende de saquês e estamos aqui para ajudar neste tipo de decisão.
      Não recomenda-se utilizar o saquê culinário para beber drinks ou puro, primeiro porque ele costuma ser mais doce (se for o Licoroso) do que o normal e não ficaria bom ou se for o saquê culinário chef também não ficaria bom, pois ele foi desenvolvido para ser utilizado em pratos quentes e não tem uma paladar ideal para se tomar em drinks. Em segundo lugar, a qualidade do saquê culinário não é a mesma do saquê para bebidas, pois um bom saquê deve-se levar em conta o arroz utilizado, a água, a levedura e o processo de fermentação adequado. Mesmo que seja para preparo de drinks, caipirinhas de saquê, coquetéis, recomenda-se utilizar o saquê correto como o Azuma Kirin “Soft” ou “Dourado” ou algum saquê californiano importado de menor custo.
      Não recomendo utilizar saquês japoneses importados, pois eles são de qualidade superior e são melhor consumidos sem adição de frutas devidamente harmonizados com pratos mais sofisticados.
      Você deve tomar ele puro em temperatura controlada, sem deixar muito gelado, pois perde-se o seu paladar refinado. Inclusive, o ideal é tomar saquê em copos (choko) e jarras (tokkuri) adequados.
      Espero ter ajudado.
      Atte.
      Marcelo

  3. Larissa Chaves

    Posso substituir o sake pelo vinagre de sushi?

    • Marcelo Asamura Azevedo

      Larissa, tudo bom? Na realidade, são temperos diferentes. O saquê confere um sabor mais adocicado se for o saquê Mirin ou mais seco se for o saquê chef. O tempero para sushi tem um sabor mais ácido por conta do vinagre, ele reúne vinagre de arroz, açúcar, sal, glutamato monossódico. Então, na prática, vai depender do prato que você pretende preparar, pois cada tempero confere um sabor diferente ao prato. Atte. Marcelo

  4. Lara

    Opa, posso trocar o saque culinário por um saque normal ? Porque assim o que sobrar eu bebo né. hahahaha

    • Marcelo Asamura Azevedo

      Lara, tudo bom? São saquês diferentes, se for saquê mirin, ele é um saquê mais adocicado, a maioria dos saquês em garrafa para drinks são SECOS. Atte. Marcelo

  5. Débora Maria

    em uma receita de bolindo de casca de batata eu posso substituir o saquê por qualquer outro tempero se sim qual ?

    • Marcelo Asamura Azevedo

      Desculpe-me, mas não entendi qual a receita que você quer substituir o tempero. Atte. Marcelo

  6. Sylvia

    Olá Marcelo!
    Quando usar shoyo e saquê mirin nas receitas de carne e frango devo deixar de colocar umas pitadas de açucar em razão do saque mirin já ser adocicado?
    Posso utiizar o saquê mirin nos molhos de tomates para tirar a acidez ou não combina?
    Grata

    • Sylvia, tudo bom?
      Sim, tem razão, como o Mirin já é adocidado, o açúcar ficaria a gosto.
      No caso de colocar mirin no molho de tomate, é uma boa pergunta, nunca utilizamos desta forma.
      Portanto, não consigo te responder se ficaria bom, vale fazer o teste.
      Costumamos utilizar o mirin mais no tempero de sushi ou para marinar carnes em geral.
      Atte.
      Marcelo

  7. Regis Cardoso de Medeiros

    Olá
    Marcelo Asamura!

    Gostaria de fazer um shimeji utilizando o champignon, porém não encontrei no mercado perto de minha casa nenhum tipo de saque! O que poderia substituir o saque? Poderia usar somente o molho de soja (shoio) ou poderia acrescentar ainda algum tipo de vinho??

    Aguardo

    • Caro Regis, tudo bom?
      Pode ser que o vinho branco funcione, mas não ficaria com o mesmo sabor. Eu recomendaria você preparar o shimeji na manteiga “sem sal” e colocar molho de soja. Não seria necessário colocar o vinho, acho que ficaria bom sem nenhum ingrediente adicional. Pode colocar cebolinha picada também.
      Eu pessoalmente uso o molho de ostra, fica muito bom. Esse vídeo foi feito em parceiro como nosso amigo Chef Marcos Okazaki, acesse este link: https://portal.konbini.com.br/como-fazer-shimeji-na-manteiga-com-molho-de-ostra/
      Atte.
      Marcelo

  8. Bruna

    Posso utilizar o saque para temperar saladas?

  9. Fernanda

    Ola, comprei Mirin no impulso e agora estou procurando receitas (sem ser sushi) para fazer. Alguma sugestão por favor? Vi q vc comentou q é bom para marinar, mas qual carne e tempo? Obg!!!!

    • Fernanda, tudo bom?
      Você pode usar o saquê Mirin em quase tudo, em saladas (tempero para salada), em conservas (tsukemono), em carnes (marinada), em molhos (molho teriyaki).É um dos ingredientes mais versáteis da culinária japonesa.
      Atte.
      Marcelo

  10. Lilika

    Olá Marcelo, Utilizei o saque Mirim para o molho do arroz do sushi, junto com vinagre, açucar, e o sal..Porem, achei que quebrou a acidez do vinagre, e meu arroz, nao ficou tao saboroso. Será que foi por causa do açucar que ja tinha no molho? Na verdade, nunca havia utilizado o saquê mirim, e fiquei curiosa pra saber se ia dar certo no arroz…

  11. renato shibuya

    Ola, posso fazer o molho su,com o sake seco da tozan, ou tem que ser o sake mirin licoroso?

    • O ideal é que seja feito com o licoroso, mas vai depender do seu paladar, tem gente que não gosta muito do molho su doce. Então, poderia testar. Atte. Marcelo

  12. Magnólia

    O saque licoroso pode ser utilizado em substituição ao vinagre de arroz em conservas?

    • Substituir não é o ideal, o ideal seria acrescentar. Normalmente, o vinagre costuma ser o ingrediente que “conserva” o alimento assim como o sal. O saquê para conserva normalmente é o Saquê Kassu ou Saquê Co que é a parte sólida que resulta da fermentação do saquê, ele é utilizado para conserva na culinária japonesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *